sábado, 18 de fevereiro de 2017

Você está velho demais para a posição

Falo sério com você que tem cerca de 50 anos de idade e pretende se recolocar no mercado de trabalho! O que? É ainda “mais velho” que 50 anos? Para o atual mercado de trabalho brasileiro, certamente você deve estar delirando, afinal, por quanto tempo mais você poderá ser produtivo para uma empresa?
Se você se identificou com o título deste artigo ou mesmo com o primeiro parágrafo, tenho certeza de que você entende e vai entender ainda mais sobre o que estou falando. Ouça: O mercado não quer você na “produção”, mas te ama no “consumo”!
Analise comigo... os brasileiros que estão na faixa dos 50 anos fazem parte de um desses 2 grupos de profissionais:
  1. Dos que, visualizando a necessidade de aprimoramento contínuo, mostraram a necessidade e incentivaram a continuação dos estudos após a graduação, por meio de cursos de extensão, pós graduações e os atuais MBA´s e Pós MBA´s;
  2. Ou então, você é um dos que foram influenciados (ou se sentiram obrigados, dentro da concepção acima) a estar sempre se atualizando e especializando.
Em qualquer uma das 2 situações acima, você é um “cinquentão” (ou quase isso!) e que talvez tenha ido além (fazendo uma 2ª. especialização) e, fatalmente está hoje com suas maturidades emocional e profissional consolidadas, ainda com muita vitalidade, uma experiência enorme, novos conhecimentos adquiridos e uma capacidade ímpar de gerar resultados. Ou seja, você é um profissional experiente e maduro, que buscou novos conhecimentos, e está ávido por colocar tudo isso à disposição de uma empresa e de você mesmo, não é?
Você, HOJE, é tudo aquilo que, durante anos, disseram ser fundamental para as empresas.
E mesmo assim você é simplesmente descartado da vaga por ser “velho demais”? Nada racional, concorda?
São 47 milhões de brasileiros acima dos 50 anos de idade, quase 25% da população brasileira. E, para o mercado de trabalho, você é um velho inútil.
Ao mesmo tempo, você é visto como uma “mina de ouro”, pois todas as empresas estão focadas nas estatísticas (IBGE) de que, em 2035, seremos quase 100 milhões de brasileiros acima dos 50 anos ou quase a metade da população brasileira projetada (haverá uma provável estagnação no crescimento populacional).
Já parou então para considerar que você é um potencial "cliente", hoje e principalmente no futuro?
Um futuro onde tudo será ainda mais segmentado, atendendo às mais variadas necessidades, preferências, opções religiosa, familiar e social, etnias, grupos específicos e muito mais.

Por que então, esta visão estratégica de futuro pelo lado do consumo exclui você do lado produtivo?

Se o mercado aceita a experiência, visão estratégica e holística, conhecimento das mais avançadas práticas para posições de diretoria, presidência e conselhos de administração, qual o motivo de não aceitá-las para as demais funções?
A única resposta para isso é Miopia. Miopia estratégica, empresarial, comportamental.
Certamente você pretende estar vivo e produtivo daqui a 20 anos, não é? Afinal, a expectativa de vida no Brasil, que hoje é 75 anos, será de, pelo menos, 80 anos.
O que interessa é o poder de agregar valor ao negócio, não a idade do profissional
Então, um conselho de quem já viu, viveu, demitiu e contratou pessoas com 50 anos de idade: esqueça esta miopia empresarial hoje vigente e EMPODERE-SE. Entenda que você é uma fonte inesgotável de energia, vitalidade e capacidade, e se não querem reconhecer isso, vá procurar quem quer.
Ou faça você mesmo! Afinal você pode colocar seus conhecimentos exclusivamente a seu favor. Acha impossível isso? Para que você não continue pensando assim, vou citar algumas pessoas que fizeram sucesso após os 50 anos (quando 50 anos era considerado muito, muito velho).
"Success doesn't have an age limit ..."
1) John Pemberton - Ele começou aos 55 anos. Inventando a Coca-Cola.
Acreditem se quiser: a marca mais famosa do mundo – e provavelmente de todos os tempos – foi criada por um sujeito que já tinha 55 anos. E engana-se quem pensa que a ideia foi sendo trabalhada desde sua juventude: sua invenção foi produto de seus pensamentos após retornar da Guerra Civil norte-americana, querendo fabricar uma bebida refrescante e que, ao mesmo tempo, servisse como remédio para dor de estômago. Dizem que vendeu apenas 25 galõess no 1o. ano, mas e depois? E hoje?
2) Henry Ford - Fundador da montadora de carros que leva seu sobrenome, apresentou ao mundo seu sucesso, o Ford Model T, em 1908, quando já tinha 45 anos. (vendeu mais de 15 milhões de unidades, deste modelo, em 20 anos de produção, um recorde que permaneceu por quase 50 anos). Perguntado de que cor poderiam ser os carros fabricados, Ford respondeu: "De qualquer cor, desde que seja preto." E por muitos anos esta máxima guiou o mercado.
3)   Ray Croc - Fundou o McDonald's, uma das maiores cadeias de fast food, em 1954, quando tinha 52 anos.
4) Walt Disney - Como deixar de citar o homem do Reino Encantado? dos personagens encantadores que embalaram (e que ainda embalam) a vida de milhões de crianças, adolescentes e até mesmo nós, adultos? Um homem que teve uma infância sofrida, dúvidas quanto a paternidade, recusado pelo exército e voluntário na Cruz Vermelha. Em busca do seu sonho maior, a Disneyland, quase foi à bancarrota mas viveu para inaugurar seu parque temático, notadamente o mais famoso e frequentado no mundo.

Homem de estudos e visão empresarial, JP (como é conhecido no meio empresarial) possui um belo histórico de empreendedorismo, que vale a pena conferir com mais calma. Incansável, sua famaganhou o mundo em 2008, quando a InBev comprou a Anheuser-Busch e ele se tornou dono da maior empresa de cervejas do planeta; isso aos 69 anos de idade.Cabe ainda destacar uma de suas mais belas iniciativas sociais, aFundação Estudar.
6) José Saramago – Prêmio Nobel de Literatura em 1998 - Saramago publicou alguns livros na juventude, mas seu estilo único só ficou evidente a partir de "Memorial do Convento", obra lançada em 1982, quando o escritor já tinha 60 anos de idade.
7) Susan Boyle

Quem não se lembra dela? Susan Boyle  ganhou o mundo em 2009, quando tinha 47 anos, ao se apresentar no programa de calouros "Britain's got Talent". Sua interpretação a transformou em um fenômeno mundial, com milhões de CDs vendidos e músicas no topo das paradas britânicas. Ela teve e tem problemas, claro que tem, mas quem não os tem?
Mas ela tinha um sonho: cantar! Nunca desista de seus sonhos, o que você precisa é ser campeão de sua própria vida.
E a lista poderia continuar com inúmeros outros exemplos, certamente tão grande quanto a lista de jovens gênios que criaram o Facebook, a Apple, ou ainda o mega-investidor Warren Buffet que já aos 10 anos estreava na Bolsa de Valores.
Então, da próxima vez que você enfrentar uma entrevista de emprego e lhe mandarem a famosa pergunta “clichê”: “Onde você pretende estar daqui a 5 anos”, responda:
"Se eu estivesse hoje com meus 25 ou 30 anos, responderia: pretendo estar na posição de gerente (ou diretor), liderando uma equipe de sucesso, valorizado e agregando muito valor à empresa”.
"Mas, como hoje estou nos meus 50 anos, digo: Daqui a 5 anos, certo de ter comprovada minha capacidade, pretendo estar contribuindo decisivamente para com os planos e o sucesso da empresa, de forma pro-ativa, orientando os mais novos, transferindo experiência, aprendendo e aplicando novas competências, trabalhando com muito afinco e dedicação, assim como o fiz até hoje e pretendo fazer por muitos e muitos anos ainda. Quem viver, verá!".
Afinal, o mínimo que se espera de você, com toda esta bagagem, é ter deixado pelo caminho qualquer "vício" ou "defeitos" como arrogância, prepotência, inflexibilidade, resistência ao novo. Sabendo que você hoje é uma pessoa "antenada", repito:EMPODERE-SE e vá buscar tudo aquilo que está reservado para você.
Capacidade e ousadia não tem idade nem data de validade cerebral.
Não se deixe abater se profissionais de recrutamento ou empresas não reconhecerem sua capacidade. Outros reconhecerão, com certeza.
Para finalizar, e te dar ainda mais confiança, afirmo já existirem pessoas e empresas trabalhando para quebrar este paradigma. Empresas criadas por pessoas inconformadas com o status quo e que lutam para mostrar ao mercado de que “há muita vida e competência após os 50 anos”.
Vale citar uma delas que é a Maturijobspelas informações que obtive ela é dedicada a profissionais acima dos 50 anos. Vale a pena conferir.
Este artigo foi feito com o maior carinho para você que tem 40, 50, 60, 70 ou 80 anos e acha que é tarde demais para dar uma guinada na vida. Fica a dica: vá atrás de seus sonhos
Sobre o autor:
Marcelo W. Rezende Soares - Bacharel em Comércio Exterior com foco especial em Negociação e Gestão de Contratos Internacionais, Procurement e Logística Internacional, com vivência no exterior, e entusiasta de equipes multiculturais e multiprofissionais atuando em sinergia e com alto poder de gerar resultados. Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e em Finanças, Controladoria e Auditoria, ambas pela FGV, recentemente também esteve à frente da Fundação São João da Escócia que atende dependentes químicos, álcool e distúrbios neurológicos e, em outra unidade, um Recanto Geriátrico.
Contatos: mrezende@marinario.com.br // mwrezende@icloud.com
https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-est%C3%A1-velho-demais-para-posi%C3%A7%C3%A3o-marcelo-rezende?trk=prof-post

Nenhum comentário:

Postar um comentário