sábado, 6 de julho de 2013

Qual o real problema em contratar pessoas acima dos 40 anos?

 
Tenho lido inúmeras matérias e ouvido vários depoimentos sobre o fato das pessoas acima de 40 anos não terem mais chances ou terem chances mínimas no mercado de trabalho, pois de fato, o número de pessoas nesta faixa etária desempregada é muito alta.
 
Mas o que dizem as empresas, o que dizem o RH das empresas?
O que dizem as empresas de recolocação?
 
Devemos aproveitar o momento vivido pelo país, onde está se clamando por justiça, fim da corrupção, melhorias na saúde e na educação e discutirmos também este tema.
 
Temos excelentes profissionais acima de 40 anos desempregados, enquanto outras pessoas com qualificação e conhecimento menor estão empregadas, criando com isso, os grandes problemas que enfrentamos hoje referente a gestão, a atendimento e assim por diante.
 
Enxergo o mercado de trabalho, onde todos devem ter suas oportunidades, mais claro que deve haver critérios de recrutamento e seleção, porém nunca devemos descartar profissionais por idade, por sexo, por cor de pele, por preferência sexual e nem por qualquer tipo de deficiência.
 
As pessoas contratadas para trabalhar devem ter o perfil da vaga, como conhecimentos (o que o candidato deve conhecer para ocupar o cargo), habilidades (o que o candidato deve saber fazer para ocupar o cargo), competências (que comportamentos que geram resultados o candidato deve ter, incluindo características pessoais e profissionais) e experiência profissional (que experiências profissionais o candidato deve ter para assumir o cargo).
 
Sendo assim, acredito que o processo de seleção mais adequado, é o processo por competências, onde de fato se contrataria alguém que você precisa, tendo menos chance de errar, pois contratar pessoas erradas custam caro a empresa.
 
Já ouvi muitas pessoas de RH, que não posso considerar como profissional de RH, dizendo entre outras coisas, que as pessoas acima de 40 anos, não aceitam novos aprendizados, não aceitam novos desafios, pois são acomodadas e não aceitam lideranças mais novas.
 
Desculpem, isso pode até acontecer, mais é com uma minoria, pois no mundo de hoje, onde vivemos a era do conhecimento, o aprendizado acontece a todo o momento e a grande maioria destas pessoas estudam, fazem cursos, fazem networks, tudo para se manterem atualizados, sempre com vontade de aprender coisas novas para crescer cada vez mais.
 
Quanto ao fato das lideranças mais novas, também não existe problema, o que existe sim, são líderes menos preparados do que as pessoas que estão abaixo desta liderança, causando descontentamento, mais este descontentamento e as vezes resistência, não acontecem apenas com as pessoas acima de 40 anos, acontecem também com pessoas mais novas, pois neste momento, não se olha para a idade e sim para a competência do líder.
 
Muitas empresas optam por contratarem pessoas mais baratas, ou por que foram indicadas por um amigo, um diretor e etc..
 
Nem sempre o mais barato é o melhor, mais se for, não ficará ali por muito tempo, e também nem sempre as indicações são ruins, pelo contrário, elas são bem vindas, mais precisam ter as competências necessárias.
 
Vamos por favor olhar para esta triste realidade e dar oportunidades iguais para todos, sem discriminações e/ou preconceitos, as empresas devem priorizar ter os melhores profissionais e não os mais amigos ou os mais baratos e de uma forma mesclada, mais experientes e menos experientes, pois todos aprendem, ninguém conhece tudo, mais alguns conhecem pouco.
 
Depois de tudo isso colocado, queremos saber. Qual o real problema em contratar profissionais acima de 40 anos?
 
Por Carlos Pires:

Nenhum comentário:

Postar um comentário