segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

10 PERIGOS de Ser Um Profissional MULTITAREFA

A Revista Exame, algum tempo atrás, analisou um anúncio de emprego do Facebook. Era uma vaga para o cargo de executivo de contas para a América Latina: (...) desenvolver a estratégia de vendas, estabelecer metas para vendedores, dar apoio a projetos da matriz e comunicar resultados claramente... (eram mais de 14 responsabilidades). E a autora da matéria conclui:
Quando alguém se depara com uma vaga como essa, logo lembra que hoje o mercado valoriza o chamado profissional multitarefa.
É verdade, se analisarmos as descrições de cargo de muitos empregos por aí, dá para ficar tonto: cada vez mais responsabilidades para a mesma pessoa. Isso vai se tornando tão comum que muitos profissionais acham que a maneira correta de dar conta das tantas responsabilidade, É FAZER TODAS AS TAREFAS AO MESMO TEMPO: só assim para ser mais "produtivo".
Nada poderia estar mais longe da verdade.
Quanto mais responsabilidades, mais organizado você precisa ser. E, tentar fazer TUDO AO MESMO TEMPO é exatamente o oposto da organização e eficiência.
Mesmo assim, muitos profissionais entram na onda, acabam operando a partir do pressuposto errado e criam um enorme PONTO CEGO comportamental, tentando ser um "eficiente (e despreparado) multitarefeiro"

O Mito da Multitarefa

O relatório da Harvard Business sobre o estudo conduzido pelo Instituto de Psiquiatria desmente o mito de que MULTITAREFA = PRODUTIVIDADE. Ele demonstrou que a troca frequente de tarefas reduz a produtividade em 40%, e diminui o QI em 10 pontos.
Mas ser ficarmos no âmbito da nossa própria experiência e relacionamentos percebo que a maioria das pessoas (eu incluído), não são capazes de lidar desordenadamente com todas as suas tarefas sem sacrificar a qualidade do seu trabalho. E, além da ineficiência, a multitarefa pode definitivamente gerar uma série de efeitos negativos. Talvez você até já tenha sofrido algum deles:
  • Pequenos lapsos de memória e raciocínio:
É natural que a constante troca de tarefas diminua sua capacidade de evitar distrações e a habilidade de se concentrar no que realmente precisa ser feito. A evolução disso pode usar-lhe episódios rápidos de bloqueio mental e confusão. Imagine o que aconteceria se você soubesse que tem toneladas de tarefas para completar e, devido à sua agitação mental constante e os prazos impossíveis de cumprir, você, de repente, começasse a ter lapsos de memória das informações corriqueiras e além disso aquelas ideias criativas que você costumava ter não aparecessem mais.
  • Médios lapsos de memória e raciocínio:
Sim, multitarefa em excesso pode fazer você esquecer muitas coisas. Como a Lei de Murphy é onipresente, serão certamente as coisas mais importantes (!). Mas falando sério, a perda de memória pode definitivamente perturbar o seu ritmo, o que acabará por baixar a produtividade.
  • Redução da capacidade de tomada de decisão
Se as responsabilidades do seu cargo realmente precisam de sua máxima atenção, a multitarefa pode manter sua atenção tão dividida que você não será capaz decidir o que realizar primeiro, mesmo com um cronograma muito claro.
  • Sensação de esgotamento
Talvez você já até tenha passado por isso... Você acorda já cansado e fica se sentindo sempre exausto. Por quê? Porque você sempre tende a ficar pensando sobre o que você deve fazer em seguida. Sua mente e seu corpo não tem outra escolha a não ser continuar correndo até que o corpo finalmente trave. Se chegar o momento que você começar a se sentir MUITO cansado, FINALMENTE, o seu corpo pode desligar a chave geral para você parar de correr e você não terá nenhum controle sobre isso.
  • Impaciência
Quanto mais pratos você estiver equilibrando, maior a chance de perder a paciência com facilidade. Atender diversas tarefas ao mesmo tempo geralmente afeta a capacidade de lidar e controlar suas emoções. Você vai notar que começa a ficar irritado e frustrado sem nenhuma razão aparente. Em comparação, quando se trabalha em uma única tarefa de cada vez, pode-se calmamente pensar e trabalhar em todos os aspectos de um projeto com diligência e paciência.
  • Interação Social
O modo multitarefa também pode afetar a forma como você interage com outras pessoas! Se você está sempre preocupado e distraído com as toneladas de tarefas distintas que você precisa fazer, cada interação com as outras pessoas pode lhe parecer um obstáculo à execução das suas atividades e você começa a se sentir incomodado com a interação normal do ambiente de trabalho.
  • Efeito Zumbi
Finalmente, você pode começar a se sentir agindo como um robô, programado para fazer nada mais além de trabalhar, trabalhar e trabalhar. E no final do dia, você se sente morto como um zumbi, incapaz de caminhar em linha reta, pensar com lógica e por conta própria.

Mas se não tiver jeito?

A má notícia é a exatamente essa meu amigo: NÃO TEM JEITO você terá que lidar com muitas responsabilidades, tarefas e interrupções no seu trabalho.
A boa notícia é: EXISTEM ESTRATÉGIAS. Tentar fazer TUDO AO MESMO TEMPO é não ter estratégias.
Concentre-se em aprender algumas ESTRATÉGIAS para maior eficiência no trabalho:
  1. Embora você seja naturalmente obrigado a fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, aprenda a priorizar e decidir qual tarefa deve ser feita primeiro. Antes de começar a trabalhar, certifique-se de listar todas as tarefas que você TEM QUE FAZER nesse dia e organize-as com base na sua prioridade ou importância. Dessa forma, você vai SEMPRE, todos os dias, acabar fazendo pelo menos duas das principais tarefas que você precisa realizar naquele dia.
  2. Identifique as tarefas ou projetos que você NÃO PRECISA FAZER no dia de hoje. Se você considera que uma determinada tarefa não é necessária ou é irrelevante para a carga de trabalho do seu dia, FAÇA DE TUDO para riscá-la de sua lista. Isto pode tornar o seu dia mais leve.
  3. Agora que você tem uma lista de tarefas, defina um intervalo de tempo para cada tarefa a fim de evitar sobreposições e gastar muito tempo trabalhando em uma tarefa de menor importância. É importante não esquecer de listar também as tarefas que deveriam ter sido concluídas 2 horas atrás ;-).
  4. Em vez de fazer as coisas todas ao mesmo tempo, procure juntá-las em lotes, por similaridade. Esta é a maneira perfeita para gerenciar seu tempo de forma adequada, sem sacrificar a qualidade do seu trabalho.
  5. Escolha tarefas que são de alguma forma relacionadas uma com a outra, ou de natureza compatível. Com lotes de duas ou três tarefas relacionadas, elas serão de execução mais fácil. E você não vai ter aquela sensação incômoda de fazer malabarismo com 3 tarefas diferentes ao mesmo tempo.
Estas dicas podem ajudá-lo a sair-se melhor em um ambiente multi-tasking, mas apesar deste método de trabalho poder parecer aceitável, seria ainda melhor se você se concentrasse em uma coisa por vez. Esta é uma das maneiras de você se desenvolver no caminho da Alta Performance Profissional.

Abraços
Flávio Zanotta

Fonte:
https://www.linkedin.com/pulse/10-perigos-de-ser-um-profissional-multitarefa-flavio-zanotta-r

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