Quando alguém se depara com uma vaga como essa, logo lembra que hoje o mercado valoriza o chamado profissional multitarefa.É verdade, se analisarmos as descrições de cargo de muitos empregos por aí, dá para ficar tonto: cada vez mais responsabilidades para a mesma pessoa. Isso vai se tornando tão comum que muitos profissionais acham que a maneira correta de dar conta das tantas responsabilidade, É FAZER TODAS AS TAREFAS AO MESMO TEMPO: só assim para ser mais "produtivo".
Nada poderia estar mais longe da verdade.
Quanto mais responsabilidades, mais organizado você precisa ser. E, tentar fazer TUDO AO MESMO TEMPO é exatamente o oposto da organização e eficiência.Mesmo assim, muitos profissionais entram na onda, acabam operando a partir do pressuposto errado e criam um enorme PONTO CEGO comportamental, tentando ser um "eficiente (e despreparado) multitarefeiro"
O Mito da Multitarefa
O relatório da Harvard Business sobre o estudo conduzido pelo Instituto de Psiquiatria desmente o mito de que MULTITAREFA = PRODUTIVIDADE. Ele demonstrou que a troca frequente de tarefas reduz a produtividade em 40%, e diminui o QI em 10 pontos.Mas ser ficarmos no âmbito da nossa própria experiência e relacionamentos percebo que a maioria das pessoas (eu incluído), não são capazes de lidar desordenadamente com todas as suas tarefas sem sacrificar a qualidade do seu trabalho. E, além da ineficiência, a multitarefa pode definitivamente gerar uma série de efeitos negativos. Talvez você até já tenha sofrido algum deles:
- Pequenos lapsos de memória e raciocínio:
- Médios lapsos de memória e raciocínio:
- Redução da capacidade de tomada de decisão
- Sensação de esgotamento
- Impaciência
- Interação Social
- Efeito Zumbi
Mas se não tiver jeito?
A má notícia é a exatamente essa meu amigo: NÃO TEM JEITO você terá que lidar com muitas responsabilidades, tarefas e interrupções no seu trabalho.A boa notícia é: EXISTEM ESTRATÉGIAS. Tentar fazer TUDO AO MESMO TEMPO é não ter estratégias.Concentre-se em aprender algumas ESTRATÉGIAS para maior eficiência no trabalho:
- Embora você seja naturalmente obrigado a fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, aprenda a priorizar e decidir qual tarefa deve ser feita primeiro. Antes de começar a trabalhar, certifique-se de listar todas as tarefas que você TEM QUE FAZER nesse dia e organize-as com base na sua prioridade ou importância. Dessa forma, você vai SEMPRE, todos os dias, acabar fazendo pelo menos duas das principais tarefas que você precisa realizar naquele dia.
- Identifique as tarefas ou projetos que você NÃO PRECISA FAZER no dia de hoje. Se você considera que uma determinada tarefa não é necessária ou é irrelevante para a carga de trabalho do seu dia, FAÇA DE TUDO para riscá-la de sua lista. Isto pode tornar o seu dia mais leve.
- Agora que você tem uma lista de tarefas, defina um intervalo de tempo para cada tarefa a fim de evitar sobreposições e gastar muito tempo trabalhando em uma tarefa de menor importância. É importante não esquecer de listar também as tarefas que deveriam ter sido concluídas 2 horas atrás ;-).
- Em vez de fazer as coisas todas ao mesmo tempo, procure juntá-las em lotes, por similaridade. Esta é a maneira perfeita para gerenciar seu tempo de forma adequada, sem sacrificar a qualidade do seu trabalho.
- Escolha tarefas que são de alguma forma relacionadas uma com a outra, ou de natureza compatível. Com lotes de duas ou três tarefas relacionadas, elas serão de execução mais fácil. E você não vai ter aquela sensação incômoda de fazer malabarismo com 3 tarefas diferentes ao mesmo tempo.
Abraços
Flávio Zanotta
Fonte:
https://www.linkedin.com/pulse/10-perigos-de-ser-um-profissional-multitarefa-flavio-zanotta-r
Nenhum comentário:
Postar um comentário