As nomenclaturas representam o chamado ‘nível C’ (do inglês C-Level ou C-Suite), devido à primeira letra destas siglas, que significa a palavra “chefe” (ou Diretor). O significado completo é “Chief ______ Officer”, com o espaço em branco representando a área da empresa que a pessoa chefia, então, quando se deparar com alguma sigla do tipo, saiba que se trata do “big-boss” de determinada área de uma empresa.
Para esclarecer algumas de suas dúvidas, conheça abaixo o significado das principais denominações de cargos do chamado C-level (ou “nível C”, em português) de diversas áreas em uma organização, aqui no PortalProjetos e TI você tem a relação mais completa destas siglas:
CEO (Chief Executive Officer)
Além da sigla mais famosa no meio, o cargo de diretor geral ou presidente da empresa, é o cargo que está no topo da hierarquia operacional, por já ter sido o cargo de figuras muito importantes do mundo dos negócios, como Steve Jobs, hoje substituído por Tim Cook na Apple, e Steve Ballmer na Microsoft. Pode ser considerado também o ‘poderoso chefão’ de uma companhia, mas deve responder ao quadro de diretores. O CEO tem um altíssimo nível de poder e autonomia. É responsável pelas principais decisões estratégicas e pelo andamento do negócio como um todo.
CIO (Chief Information Officer)
Este aqui eu considero como o braço direito do CEO de qualquer empresa, afinal o Diretor de Tecnologia da Informação (TI), fica responsável por todas as áreas de informática de uma empresa. A diferença entre o CTO e o CIO é que o primeiro desenvolve tecnologia para vendas, enquanto o CIO tem a responsabilidade de implantar e dirigir a manutenção dos sistemas de informação utilizados pela companhia. Faz escolhas estratégicas entre distintos tipos de tecnologia da informação e armazenamento de dados, buscando obter os melhores resultados.
CTO (Chief Technical Officer)
O Diretor Técnico é uma posição de nível executivo em uma empresa ou outra entidade cuja ocupação é focada em questões científicas e tecnológicas dentro de uma organização.. Também atua em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
COO (Chief Operation Officer)
No quesito coordenação das ações dentro de uma empresa o Diretor de Operações, é uma espécie de braço direito (olhos – consideração minha) do CEO e responsável por cuidar de perto do negócio e das rotinas da empresa. O COO tem como principal função cuidar das operações da empresa, verificando o alcance de metas, produtividade, qualidade, resultados financeiros, etc. Como é ele quem cuida mais de perto do andamento das atividades, o CEO tem mais tempo para as questões estratégicas da empresa. Dependendo da empresa, pode até carregar o título de presidente.
CFO (Chief Financial Officer)
Esta sigla denomina a pessoa responsável pelas finanças da empresa, o Diretor Financeiro, é o profissional que comanda a administração e planejamento financeiro da empresa, ele comanda as finanças da empresa e controla as metas, objetivos e orçamentos. O CFO responde por todo o controle dos recursos financeiros da companhia, seus fluxos e resultados, além de dirigir os investimentos. É ele também quem se responsabiliza pelas informações financeiras fornecidas a todas as áreas da empresa e aos investidores, além de supervisionar o capital da companhia.
CHRO (Chief Human Resources Officer)
Um Diretor de Recursos Humanos (CHRO) é um oficial corporativo que supervisiona todos os aspectos da gestão de recursos humanos e políticas de relações industriais, práticas e operações para uma organização. Títulos de cargos semelhantes incluem: Diretor de Pessoas, Diretor de Pessoal, Vice-Presidente Executivo de Recursos Humanos e Vice-Presidente Sênior de Recursos Humanos.
CRO (Chief Risk Officer) ou CRMO (Chief Risk Management Officer)
O Diretor de Risco de uma corporação é o executivo responsável por permitir a governança eficiente e efetiva de riscos significativos e oportunidades relacionadas a uma empresa e seus diversos segmentos. Os riscos são comumente classificados como estratégicos, reputacionais, operacionais, financeiros ou relacionados com a conformidade. Os CROs são responsáveis perante o Comitê Executivo eo Conselho por permitir que a empresa faça o balanço entre o risco e a oportunidade. Em organizações mais complexas, eles geralmente são responsáveis pela coordenação da abordagem Enterprise Risk Management (ERM) da organização.
Mas não existem somente estas siglas no “C-Level” há ainda várias outras siglas que são menos utilizadas, e não menos importantes que determinam cargos de alta importância. Em alguns casos a mesma sigla se refere à posições distintas como:
CMO (Chief Marketing Officer)
O Diretor de Marketing, é o executivo responsável por atividades de marketing em uma organização. Na maioria das vezes, a posição reporta ao CEO. O CMO é também o “Diretor de influência” da empresa.
CCO (Chief Creative Officer)
O Diretor Criativo é a posição mais elevada do ranking da equipe criativa dentro de uma empresa, dependendo do tipo de empresa, essa posição pode ser responsável pela aparência geral do marketing, mídia e branding associados à organização. O CCO também pode ser encarregado de gerenciar, desenvolver e liderar a equipe de diretores criativos, diretores de arte, designers e copywriters.
CDO (Chief Design Officer)
O Diretor de design é um título corporativo às vezes dado a um executivo encarregado das iniciativas de design de uma organização. O CDO é tipicamente responsável por supervisionar todos os aspectos de design e inovação dos produtos e serviços de uma empresa, incluindo design de produto, design gráfico, design de experiência do usuário, design industrial e design de pacote. Eles também podem ser responsáveis por aspectos de publicidade, marketing e engenharia.
CCO (Chief Communications Officer)
O Diretor de Comunicação, é o líder de comunicação corporativa e responsável pelas relações da empresa com a imprensa, os clientes e a comunidade, ele é o chefe de comunicações, relações públicas e / ou assuntos públicos em uma organização. Normalmente, o CCO de uma corporação envia relatórios para o CEO. O CCO pode ter um grau académico em comunicações.
CCO (Chief Content Officer)
O Diretor de conteúdo é um executivo responsável pela criação de mídia digital e publicação multicanal do conteúdo da organização (texto, vídeo, áudio, animação, etc.) Geralmente, o CCO é um cargo executivo ou um cargo de vice-presidente sênior, normalmente reportando-se ao diretor executivo ou ao presidente da organização. Em uma organização de radiodifusão, o CCO é geralmente o membro criativo de maior classificação da organização.
CLO (Chief Legal Officer)
O Diretor jurídico, é o responsável por proteger legalmente a empresa e deve garantir que as estratégias da companhia atendam as questões jurídicas, normas legais e afins. Em uma empresa, a pessoa que ocupa o cargo normalmente reporta diretamente ao CEO e suas funções envolvem supervisionar e identificar as questões legais em todos os departamentos e sua inter-relação, incluindo engenharia, design, marketing, vendas, distribuição, crédito, finanças e recursos humanos , Produção, bem como governança corporativa e política de negócios.
CAO (Chief Academic Officer)
O Diretor acadêmico, assume comando de assuntos acadêmicos em uma instituição de ensino.
CAO (Chief Administrative officer)
Um Diretor Administrativo é responsável pela administração administrativa de corporações privadas, públicas ou governamentais e o chefe de fato da organização.
CPO (Chief Product Officer)
O Diretor de produtos, as vezes designado como Diretor de produção, é um título corporativo referindo-se a um executivo responsável por várias atividades relacionadas a produtos em uma organização, especialmente uma corporação. Na maioria das vezes o diretor executivo comanda as atividades relacionadas aos produtos da companhia, como concepção, projeto e sua produção.
CSO (Chief Science Officer)
O Diretor científico é uma posição de alto nóvel em operações de pesquisa científica em organizações ou em companhias que executam projetos de pesquisa científicos significativos. Ele é responsável por imaginar e desenvolver capacidades de pesquisa (humana, metodológica e tecnológica), para desenvolver evidências da validade e utilidade de produtos de pesquisa e para comunicar com as comunidades científicas e de clientes sobre capacidades e ofertas de produtos científicos.
CKO (Chief Knowledge Officer)
O Diretor de Conhecimento é um líder organizacional, responsável por assegurar que a organização maximize o valor que alcança com o “conhecimento”. O CKO é responsável pela administração do capital intelectual e pelo custo diante das práticas de Gestão do Conhecimento em uma organização. CKO não é apenas uma re-rotulagem do título “CIO” – o papel CKO é muito mais amplo. Eles podem ajudar uma organização a maximizar o retorno do investimento em conhecimento (pessoas, processos e capital intelectual), explorar seus ativos intangíveis (know-how, patentes, relacionamentos com clientes), repetir sucessos, compartilhar melhores práticas, melhorar a inovação e evitar a perda de conhecimento Após uma reestruturação organizacional.
CAO (Chief Accounting Officer)
Em empresas com o foco financeiro não é incomum encontrar o CAO, Diretor de contabilidade ele é um diretor corporativo responsável pela gestão dos riscos financeiros da corporação. Este oficial também é responsável pelo planejamento financeiro e manutenção de registros, bem como relatórios financeiros para a alta administração. Em alguns setores, o CFO também é responsável pela análise dos dados.
CBO (Chief Business Officer)
O Diretor Executivo de Negócios é responsável pela administração, financeiro e operacional da organização, combinando muitas vezes as funções de Diretor Administrativo (CAO), Diretor financeiro (CFO) e Diretor de Operações (COO). Como resultado, o executivo que detém a posição de chefe de negócios, por definição, normalmente possuirá uma gama mais ampla de experiência e um conjunto de habilidades mais extenso do que um indivíduo que atua nessas posições citadas.
CDO (Chief Diversity Officer)
O Diretor de diversidade é o estrategista das ações de diversidade e inclusão social de uma companhia.
CBO (Chief Brand Officer)
Um Diretor de marca é uma posição relativamente nova no nível executivo em uma corporação, empresa, organização ou agência, que geralmente relata ao CEO ou conselho de administração e é responsável pela imagem de uma marca, experiência e promessa. O agente da marca supervisiona marketing, publicidade, design, relações públicas e atendimento ao cliente.
Fonte: http://projetoseti.com.br/o-c-level-nas-empresas/
Referencias: c-level, CAO, CAO (Chief Academic Officer), CAO (Chief Accounting Officer), carreira, CBO,CBO (Chief Brand Officer), CBO (Chief Business Officer), CCO, CCO (Chief Communications Officer), CCO (Chief Content Officer), CCO (Chief Creative Officer), CDO, CDO (Chief Design Officer), CDO (Chief Diversity Officer), CEO, CEO (Chief Executive Officer), CFO, CFO (Chief Financial Officer), CHRO, CHRO (Chief Human Resources Officer), CIO, CIO (Chief Information Officer), CKO, CKO (Chief Knowledge Officer), CLO, CLO (Chief Legal Officer), CMO, CMO (Chief Marketing Officer), COO, COO (Chief Operating Officer), COO (Chief Operation Officer), cpo, CPO (Chief Product Officer), CRMO, CRMO (Chief Risk Management Officer), CRO, CRO (Chief Risk Officer), CSO, CSO (Chief Science Officer), CTO, CTO (Chief Technology Officer), diretores, executivos, hierarquia, organograma, siglas executivos
Referencias: c-level, CAO, CAO (Chief Academic Officer), CAO (Chief Accounting Officer), carreira, CBO,CBO (Chief Brand Officer), CBO (Chief Business Officer), CCO, CCO (Chief Communications Officer), CCO (Chief Content Officer), CCO (Chief Creative Officer), CDO, CDO (Chief Design Officer), CDO (Chief Diversity Officer), CEO, CEO (Chief Executive Officer), CFO, CFO (Chief Financial Officer), CHRO, CHRO (Chief Human Resources Officer), CIO, CIO (Chief Information Officer), CKO, CKO (Chief Knowledge Officer), CLO, CLO (Chief Legal Officer), CMO, CMO (Chief Marketing Officer), COO, COO (Chief Operating Officer), COO (Chief Operation Officer), cpo, CPO (Chief Product Officer), CRMO, CRMO (Chief Risk Management Officer), CRO, CRO (Chief Risk Officer), CSO, CSO (Chief Science Officer), CTO, CTO (Chief Technology Officer), diretores, executivos, hierarquia, organograma, siglas executivos
Nenhum comentário:
Postar um comentário