sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Modelo para escrever recomendações no Linkedin

Uma das formas de ser indicado para vagas de emprego é fazer algo por alguém que pode fazer essa indicação para ativar a reciprocidade. Fazer recomendações no Linkedin não só geram mais recomendações como também podem render um novo emprego…

Qualquer profissional com pelo menos alguns anos de experiência já trabalhou com colegas e chefes que teríamos o prazer de recomendar no LinkedIn (ou em qualquer lugar, realmente) em um piscar de olhos, se solicitado.

O problema é que sentar e escrever essa recomendação sempre leva mais tempo do que você imagina. O que você deve dizer que fará seu contato se sentir prestigiado, mas ainda assim ser autêntico? Você deve descrever toda habilidade incrível que essa pessoa tem, ou ser curto e direto ponto?

Não se preocupe. Transformei essa tarefa assustadora em um processo de cinco passos (e cinco minutos). Da próxima vez que você for convidado a recomendar alguém, siga este modelo:

Passo 1. Comece com uma linha matadora

Como em qualquer boa escrita, você deve começar com uma linha que prende a atenção do seu público e faz com que eles queiram ler mais. (Afinal, para que serve uma ótima recomendação se ninguém lê até o final?)

Idealmente, esta linha dirá sem rodeiros que a pessoa que você está recomendando é alguém impressionante. Mas cuidado para evitar frases como “um dos melhores” ou “um dos meus colegas favoritos”, pois nem todo mundo vai ser o ‘mais querido', no entanto você pode usar várias palavras e frases que soam tão forte quanto.

“É raro encontrar talentos como o Miguel.”

“Poucas pessoas têm a oportunidade de se reportar a um gerente que também é um ótimo mentor, e eu tive essa oportunidade quando trabalhei para a Raquel. “

“‘Ridiculamente eficiente' é a frase que me vem à mente quando penso no Thomas.”

Passo 2: Descreva o seu relacionamento

Em seguida, você quer dar ao leitor algum contexto sobre como você conhece a pessoa, incluindo sua relação de trabalho, no quê e quanto tempo vocês trabalharam juntos. Você não tem que dar todos os detalhes (o LinkedIn mostrará a empresa e ambos os seus cargos de trabalho em sua recomendação), mas é importante que os leitores saibam por que você está qualificado para dar a recomendação. (E obviamente verifique se foi uma relação de trabalho positiva!)

“Tive o prazer de trabalhar com Jonas por dois anos nas Indústrias Smith, colaborando na equipe de vários projetos.”

“Eu contratei Carla como designer em 2011 depois de conhecer seu portfólio, e desde então ela me entregou seis projetos impecáveis.”

“Matheus habilmente cumpriu o papel de coordenador de mídia social para a equipe de marketing da minha empresa há pouco mais de um ano.”

Passo 3: Descreva uma habilidade de destaque

Se você está recomendando alguém, há uma boa chance de você achar que ele ou ela é inteligente, talentoso, organizado, maravilhoso para trabalhar, e a lista continua. Portanto, não gaste palavras do campo limitado para falar o óbvio.

Em vez disso, pense em uma ou duas coisas que essa pessoa faz melhor do que qualquer outra – ou que realmente a destacam dos outros – e focalize sua recomendação nisso. Você também pode perguntar à pessoa se há algo que ele ou ela gostaria que você falasse: Por exemplo, se ela era sua assistente executiva, mas agora está buscando seu primeiro cargo de gestão, ela provavelmente vai querer que você destaque sua experiência de gestão de voluntários sobre suas habilidades organizacionais.

“Fiquei particularmente impressionado com a habilidade de Kelly para lidar com os clientes mais difíceis – sem esforço. Essa habilidade, muitas vezes leva anos para se desenvolver entre os profissionais de atendimento ao cliente, mas parecia que ela tinha isso naturalmente”.

“Eu sempre fiquei admirado com a habilidade de Fred de comandar uma reunião e convencer as pessoas de suas idéias – até mesmo pessoas que estavam inicialmente com idéias completamente diferentes”.

“A capacidade de Ricardo de fazer malabarismos com vários projetos era diferente de qualquer outra que eu já vi antes e fez uma diferença dramática no nível de produtividade de nossa equipe”.

Passo 4: Adicione um toque de personalidade

Vamos ser sincero: Todo mundo quer contratar alguém que não só faz o trabalho feito, mas que também é ótimo para trabalhar. Assim, se você puder compartilhar um pouco sobre como é trabalhar com esta pessoa ou algum detalhe sobre sua personalidade, faça isso! Só deixe de fora aqueles detalhes que não são relevantes para um novo empregador como “Solange planejou os melhores happy-hour da empresa!”

“Ahh, e ela garantiu que nossas reuniões de segunda-feira de manhã sempre foram motivadoras. Imagine o que é começar bem a semana!”

“Não importa o quão tensa a reunião, Ana sempre conseguia com que todos saíssem com um sorriso.”

Passo 5: Finalize com sua recomendação

Finalmente, é sempre bom para selar a sua recomendação com uma linha final que deixa claro que você recomenda seu colega com entusiasmo. Você não precisa fazer muito aqui – pense curto, sutil e concreto.

“Allison seria um trunfo para qualquer equipe. “

“Como um membro da equipe ou um líder, Sérgio ganha a minha recomendação mais forte.”

“Qualquer funcionário teria a sorte de ter Michele como gerente.”

Sua vez!

Aqui está um exemplo rápido de como juntar tudo isso (e servir como um modelo a ser usado se você precisar de uma saída rápida!).

[Frase descritiva] é a frase que vem à mente quando penso em [nome]. Tive o prazer de conhecer [nome] por [tempo], durante o qual [descrição de sua relação de trabalho]. Acima de tudo, fiquei impressionado com a capacidade [de nome] de [descrição do que faz a pessoa realmente se destacar]. E, claro, seu [traço de personalidade]. [Nome] seria um verdadeiro trunfo para qualquer posição que exigisse [1-2 habilidades necessárias para a posição] e vem com a minha recomendação sincera.
Então é isso – 5 passos, 5 linhas e 5 minutos para a uma recomendação que faz seu contato brilhar!

Fonte:https://marcoenes.com.br/modelo-para-escrever-recomendacoes-no-linkedin/

Nenhum comentário:

Postar um comentário