6 coisas importantes para melhorar sua rede de contatos.
Muita gente acha que networking é promover seus serviços e produtos em eventose redes sociais. Seja para conseguir uma vaga de emprego, aumentar número de clientes, conquistar investidores, parcerias e etc.[Já demos várias dicas interessantes que podem te ajudar a fazer um networking de qualidade em outros posts nosso, fique à vontade para conferir aqui!]
Mas a verdade é que networking vai além do pensar em si próprio. O verdadeiro networking é desprovido de ego ou narcisismo. Não venha me convencer que com aquele “mimimi” repleto de monólogos chatos e extensos do cara dizendo ‘eu sou isso, eu faço aquilo, eu sou o melhor’ é a melhor forma de ser criar uma rede de contatos. O networking não é isso!Fazer networking assim tá mais pra ‘egoworking’. (Inventei agora mas deu pra sacar né? Risos).
Outra coisa que não tem nada a ver com networking é também o acúmulo desnecessário de cartões de visita sendo que você pode armazenar esses dados em um CRM online e assim entender melhor o que vocês podem acrescentar um ao outro em futuros contatos para que não seja tão inútil a ‘troca de cartões’.
Você faz um networking realmente eficiente quando:
- A sua rede de contatos não é criada quando se está falando apenas sobre você.
- Você se aproxima do contato para melhorar e agregar aos negócios dele.
- Quando você cria um relacionamento com ele. (O primeiro contato é apenas o começo e não o ponto principal!)
1- Sem fingimento e hipocrisia.
O que importa é ser transparente e ser você. As pessoas se interessam por naturalidade e você conversar com esse contato que pretende agregar em sua rede sem se auto promover (falando sobre suas qualidades de forma exagerada) ou bajulá-lo (para tirar algum benefício) não desperdiçará tempo de ninguém e o que realmente interessa será tratado de forma mais eficiente. Egocentrismo gera antipatia e te distancia das pessoas.
2- Networking é servir.
Como você pode ajudar o cara? Faça perguntas do tipo em que o foco é descobrir o tipo de cliente dele e arranjar meios de indicar pessoas para ele nesse perfil. Que diferença positiva você pode agregar naquele negócio? Não tenha medo de perguntar, e de ser solícito!
3- Conversar e escutar é fundamental.
A partir de uma conversa você pode detectar comportamentos, deficiências e necessidades. Se prontifique a ajudar, escute e utilize essas informações ao seu favor e ao favor do mesmo. E pra não esquecer de nada, deixe nas notas de contato do seu CRM e crie um hábito de marcar follow up com o seu contato. Novos negócios e oportunidades surgem desse ponto!
Até a próxima!
http://blog.crmzen.com.br/post/76437294227/o-caminho-para-o-bom-networking
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