sábado, 9 de abril de 2016

7 DICAS PARA VOCÊ DEIXAR SEU EMPREGO E ABRIR SEU NEGÓCIO PRÓPRIO

Deixar seu emprego e empreender em um sonho nunca é algo fácil de se fazer.
 
Pessoas passam toda a sua vida sonhando em fazer o que amam e acabam nunca realizando nada pelo medo do fracasso.
 
O que muitas pessoas não entendem, é que pior que o possível tombo que você possa cair na tentativa de empreender é a frustração por não ter realizado algo que tanto desejou.
 
Em muitos anos trabalhando em empresas, percebi o quanto de pessoas talentosas que estavam desperdiçando seu talento em troca de um salário no final do mês.
 
A transição entre um emprego formal e a batalha do empreendedorismo não é um caminho fácil de ser seguir, pois não é uma linha reta onde é possível ver o que vem pela frente, mas sim é um caminho cheio de curvas, subidas e descidas onde não se consegue ter a mínima ideia do que possa a vir pela frente.
 
Por este motivo preparei este artigo com 7 dicas para te ajudar a deixar seu emprego e ser feliz em sua caminhada pela estrada do empreendedorismo.  

                                    5-sinais-de-que-você-deve-largar-seu-emprego-e-abrir-uma-empresa

1- Descubra se o problema é você ou onde você trabalha

Muitas vezes acreditamos que o grande problema está no local onde trabalhamos, na empresa, no chefe ou nos companheiros de trabalho e esquecemos da peça mais importante “Você”!
 
Antes de jogar tudo para cima, devemos analisar com muita calmo o que possa estar acontecendo em nossa carreira. Se não está contente com o departamento onde trabalha, você deve conversar com seu superior e tentar uma transferência para outra área.
 
Agora se você acredita que o problema é a empresa, você pode buscar outro emprego e testar.
 
Sei que muitos especialistas irão falar que ficar trocando de emprego não é a melhor alternativa, mas ser infeliz é bem pior. Faça alguns testes para ter certeza de que o problema é você e não as empresas onde trabalhou.
 

                                         felicidade-no-trabalho-1024x835

2 – Descubra o que te faz feliz 

Agora que você já descobriu que a felicidade não está apenas no dia de seu pagamento, ou mesmo na sexta feira antes de ir embora para a casa, você precisa descobri o que te faz feliz de verdade.
 
Não fique se prendendo a apenas coisas que possam te dar muito dinheiro, pois se você ama o que faz, irá fazer muito bem e consequentemente você irá ganhar muito bem para isso.
 
Pesquise, participe de feiras de empreendedorismo, faça viagens para lugares diferentes, converse com amigos de outras áreas de atuação, ou seja, faça tudo que for possível para realmente descobrir o que te faz feliz.
 
Todas as pessoas tem habilidades e facilidades em determinadas atividades e isso pode ser o caminho de uma nova profissão, onde você irá se encontrar.
 
                                             Businesswoman draw modern business concept

3 – Planeje sua transição 

Sabendo o que  gostaria de fazer por toda a vida, agora é o momento de planejar sua transição profissional, pois você tem contas para pagar ou algumas pessoas dependem exclusivamente de seus ganhos financeiros.
 
Você precisa listar todas as despesas mensais para saber de quanto dinheiro irá precisar para se manter durante a sua transição. Se possível acabe com todas as contas de longo prazo ou mesmo pare de fazer prestações. Esse é o momento de apertar os cintos.
 
Sabendo o quanto irá precisar, agora é a hora de economizar um dinheiro para poder entrar pela porta da frente do empreendedorismo.
 
Não se prenda em bens materiais, pois pode ser que você tenha tudo que precisa para abrir seu negócio dentro de sua garagem.
 
A maioria dos grandes empreendedores do país começou com quase nada e hoje eles podem adquirir tudo aquilo que desejam. Não pense no agora, pense no futuro que você terá quando conseguir seu objetivo profissional.
 

                                             plano-de-marketing-no-plano-de-negocios

 

4 – Tenha um plano de Negócios 

Você precisa ter um planejamento bem detalhado para poder abrir seu negócio e não precisar nunca mais fazer o que não gosta.
 
A maioria das empresas que abrem no país, acabam fechando suas portas meses depois, por não terem realizados um planejamento bem detalhado.
 
É preciso saber tudo que envolve a abertura de uma empresa, quais são os encargos tributários, quais as modalidade de empresas, quem são os fornecedores, quais os concorrentes e como fazer para monetizar com seu negócio.
 

                                   midia-indoor-politica-economia-cotidiano-internacional-acordo-negocio-aperto-de-mao-compra-venda-cliente-cumprimento-trabalho-reuniao-socio-parceria-confianca-assinatura-1269964296977_102

5 – Seja Honesto com seu chefe 

Você poderá manter seu trabalho com seu novo negócio por um tempo até que as coisas se equilibrem, porém irá chegar um momento onde você irá se desligar da empresa para seguir seu caminho.
 
Este é o momento onde a honestidade deve prevalecer ! Seja sincero e abra o jogo, mesmo que isso lhe custe perder seu fundo de garantia (por um tempo).
 
De nada adianta começar a faltar, chagar atrasado, mentir para seu chefe para conseguir ser demitido do emprego e com isso ganhar uma rescisão e alguns meses de seguro desemprego.
 
Demonstre que o problema não é ele e nem a empresa e que você está tentando ser feliz, pois ali você não terá a realização pessoal que deseja e garanto que possa até conseguir um acordo com isso. Não feche suas portas e saia sempre pela porta da frente.
 

                               Sell a Reality Show Idea Step 1 Version 2

6 – Venda sua ideia 

É preciso que todos que estejam a sua volta realmente acreditem em você e no seu sonho. Parece fácil falar isso, mas na prática não é assim que as coisas acontecem.
 
Você irá ouvir muitas pessoas dizer que você é louco por estar abandonando uma empresa e empreendendo.
 
O que você precisa entender é que estas pessoas (algumas nem tanto) querem seu bem e se preocupam com você.
 
Mas você precisa ser forte e continuar acreditando em seus sonhos, pois se você não acreditar em você, quem mais vai acreditar então?
 
Seja convincente quando falar de suas ideias e sempre defenda seu ponto de vista, pois assim seus familiares e amigo irão te respeitar e logo compra sua ideia, e assim as coisas irão acontecer de forma mais fácil.

7 – Acredite SEMPRE

                                     sol59_n

Acreditar é preciso e fundamental para o sucesso do seu negócio.
 
Você precisará acreditar mesmo durante algumas crises que seu negócio passar, deve acreditar sempre que fechar um mês no vermelho, deve acreditar mesmo quando ninguém mais acreditar em você.
 
O caminho do empreendedorismo muitas vezes é um caminho percorrido solitariamente, pois este caminho é trilhado por nossos sonhos e de mais ninguém.
 
Terá dias em que você se pegará pensando em abandonar tudo e voltar para dentro da caixa de um emprego formal, trocando suas horas por um salário que simplesmente paga suas contas e não te trará felicidade.
 
Neste dias você deve parar e pensar em como será seu futuro quando seu negócio prosperar, como será seu futuro quando puder realizar o seus sonhos, como será seu futuro quando puder ficar mais tempo com sua família e amigos. Essa precisa ser a sua injeção diária de animo para levantar e fazer acontecer, pois só depende de você!
 
Por Paulo Ponquio
VIA LINKEDIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário