quarta-feira, 25 de maio de 2016

Como eu passei de desanimada e desempregada a empreendedora

Quando eu replanejei meus rumos profissionais, pedi demissão e passei a focar nos meus negócios, estava certa de que exigiria trabalhar ainda mais, mas que valeria a pena. Até 2014 eu só via uma vida num modelo CLT e achava que passaria a vida trabalhando naquela empresa. Estava apegada a tudo ao meu redor e tinha certeza de que nunca sairia dali.
 
Só quando fui demitida é que entendi que cargos e títulos são temporários, sonhos e conquistas não: são suas pra sempre. Mas precisou de mais alguns meses, em meio ao doloroso processo de desemprego para que eu começasse a entender que sim, eu poderia me planejar para seguir com meu sonho e tirá-lo do papel. E agora estou aqui, empreendendo, fazendo meus cursos por ai.
 
Quem não acompanhou bastidores pode imaginar que foi rápido, que tudo sempre deu certo. Mas não é bem assim, se você soubesse quantos não eu já recebi. Quanto medo eu tive, quantas noites matutando se eu deveria realmente seguir no meu sonho e quantas frustrações passei ao ver promessas acontecerem e não se realizarem.
 
Então, eu fui aprendendo a ter foco, a arriscar um pouquinho, a manter o bico calado e não revelar nada antes da hora e a não criar muitas expectativas com as coisas, mas ao mesmo tempo desejá-las profundamente para que dessem certo. E tudo isso sabendo que eu nunca poderia almejar dinheiro em primeiro lugar, isso só viria com o tempo e seria consequência. A verdade é que quando você está envolvido em algo que ama, não para pra ficar analisando lucro.
 
Tudo isso começou há alguns meses em meio a dúvidas e medo, claro. Mas hoje parei para refletir e nossa, o dia do primeiro curso que vou dar na iniciativa "O que move o marketing" chegou! Eu estou um pouca surpresa comigo mesma sobre a coragem de ter organizado um curso em outro estado, a tantos quilômetros do meu. Mas estou ainda mais surpresa com o fato de TEM GENTE INSCRITA! E não só isso, está quase esgotado! :D
 
De onde muitos alunos vieram? Do LinkedIn, acredite. É por isso que eu digo que o LinkedIn é incrível e aposto muito nele.
 
Para promover o www.oquemoveomarketing.com.br, um evento itinerante que leva palestras e cursos pelo Brasil eu me uni ao Douglas Gomides, mineiro especialista em marketing. Neste sábado, dia 21 de maio é nosso workshop sobre marketing de conteúdo, queremos ensinar como não fazer marketing chato, como ser visto, como produzir conteúdos que o cliente adore e queira ler. Apesar de bem procurado, ainda temos algumas vaguinhas se você se interessar.
 
Eu me disponibilizei para ir à UNIBH na sexta e vou falar com os alunos sobre marketing, inovação e carreira. Estou achando o máximo!
 
Agora queremos levar o evento para São Paulo capital e outros estados, que tanto nos pedem. Será realmente um prazer. Em meio a tudo isso eu separo um tempinho para atuar em projetos voluntários e sem fins lucrativos, por isso criei o projeto Conversas Inovadoras. 
 
Aproveito para comentar que vou falar sobre LinkedIn e carreira no evento Networking Conference, em São Paulo, dia 4 de junho. Você pode se inscrever e ir lá ouvir vários especialistas em LinkedIn e conhecer usuários que só conhece pela timeline. Eu vou dar várias dicas para quem quer escrever artigos no LinkedIn Pulse para ampliar sua visualização profissional. Já pensou que legal a gente se conhecer lá?
 
Como comentei, já que estarei em SP e tenho agenda, eu me disponibilizei a falar sobre carreira no dia anterior, gratuitamente, para um grupo de profissionais em transição de carreira. Ou seja, o Conversas Inovadoras vai acontecer em São Paulo agora! A primeira edição que fiz foi na minha cidade, Bauru e falei para alunos de uma faculdade.
 
Quando paro e penso que há um ano eu estava desempregada e sem perspectivas, vejo o quanto mudou na minha vida. Não foi do dia pra noite, não foi na loucura, foi com planejamento e fé.
 
Escrever e ser vista, recebendo tanto feedback, me motiva todos os dias. Uso minha comunicação para tocar as pessoas e ajudá-las a pensar sobre as coisas da vida sob um ângulo diferente. Agora estou me organizando pra lançar meu primeiro livro e inicialmente quero produzir dois, um sobre carreira e outro sobre marketing. Eu sou nova, mas já tenho muita coisa pra contar.
 
Outra conquista foi sobre o primeiro curso que vou dar na ESPM. Eu estudei lá uma vez e era meu sonho que esse dia chegasse. É por isso que você deve saber o que quer de sua vida, para atrair essas coisas. Vou ministrar o curso de inbound marketing on-line, ou seja, dá pra fazer de qualquer lugar do Brasil.
Como é que eu comecei a empreender? Quando eu percebi que meu sonho era maior que meu medo. Que se eu não fizesse algo passaria a vida realizando o sonho de outro.
Mas uma coisa eu deixo bem clara: esse papo de empreendedorismo-clichê, frases de efeito, vida maravilhosa, não deve existir e não é verdade. Empreender é carregar nas costas muitas responsabilidades e não ter nenhuma garantia do amanhã. Tudo precisa ser feito de forma planejada e organizada. Veja só, estou diante de um dilema, não tenho mais "braço" para dar conta de tudo e logo precisarei crescer. Pensa que é fácil assim montar um escritório, contratar e treinar gente? Não, não.
 
Pra mim é uma dor enorme que não estou pronta pra resolver, mas que em breve precisarei fazer. Eu poderia de cara ter feito isso, mas não era o momento, eu prefiro ter os pés no chão e de vez em quando dar um pulinhos.
 
Um pouquinho do que vem acontecendo comigo, escrito rapidamente, enquanto tomo café da manhã. Agora preciso ir trabalhar, mas logo volto com um artigo novo, eu amo escrever.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário