Quem quer chamar a atenção dos
recrutadores em seu perfil na rede social profissional LinkedIn deve fugir dos
chavões e das chamadas "buzzwords". A dica vem dos próprios
administradores da rede que há quatro anos, em janeiro, monitoram quais foram
as palavras mais usadas pelos seus 467 milhões de usuários em 25 países,
incluindo o Brasil.
No país, onde existem 27 milhões pessoas cadastradas no LinkedIn, a lista deste ano inclui as palavras: 1) especializado, 2) líder, 3) estratégico, 4) focado, 5) responsável, 6) com experiência, 7) inovador, 8) apaixonado, 9) criativo e 10) excelente.
No país, onde existem 27 milhões pessoas cadastradas no LinkedIn, a lista deste ano inclui as palavras: 1) especializado, 2) líder, 3) estratégico, 4) focado, 5) responsável, 6) com experiência, 7) inovador, 8) apaixonado, 9) criativo e 10) excelente.
"Fazemos isso para alertar os
profissionais de que é melhor colocar mais resultados em seus perfis do que
chavões sobre suas atividades", explica Fernanda Brunsizian, gerente
sênior de comunicação do LinkedIn para a América Latina.
Algumas palavras se repetem em vários
países como, por exemplo, "estratégico", diz Fernanda. Segundo ela, o
fato de a palavra "especializado" despontar em primeiro lugar na
lista global e também na brasileira pode ser um sinal de que os usuários estão
indo na contramão do que o mercado gostaria de ouvir.
"A busca hoje é maior justamente por
profissionais que consigam interagir em diferentes frentes do negócio",
diz.
Outro termo que chama a atenção na lista do Brasil, para Fernanda, é com "sólida experiência". "Dizer isso não quer dizer muita coisa, é melhor a pessoa mostrar dados e até usar recursos como infográficos ou vídeos para valorizar seu perfil", diz.
Fernanda admite que é difícil fugir de algumas palavras ao se descrever para o mercado de trabalho, mas é necessário, ao menos, tentar.
Outro termo que chama a atenção na lista do Brasil, para Fernanda, é com "sólida experiência". "Dizer isso não quer dizer muita coisa, é melhor a pessoa mostrar dados e até usar recursos como infográficos ou vídeos para valorizar seu perfil", diz.
Fernanda admite que é difícil fugir de algumas palavras ao se descrever para o mercado de trabalho, mas é necessário, ao menos, tentar.
A dica é ser informal ao falar
sobre as próprias competências. "Ninguém usa certas palavras quando
conversa com um amigo ou em uma entrevista de emprego, então o melhor é que o
texto soe o mais natural possível", aconselha.
Ela lembra que o discurso atual das
empresas é que elas buscam pessoas afinadas com a sua cultura e valores, o que
é bem diferente de querer currículos turbinados de chavões.
"Quanto mais verdadeiro for o perfil com opiniões,
hábitos e atividades paralelas do usuário, maior será a sua chance de chamar a
atenção dos recrutadores."
http://www.valor.com.br/carreira/4847962/dez-palavras-que-voce-deve-evitar-no-linkedin
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