domingo, 4 de agosto de 2013

importância da comunicação para o sucesso de um líder

A internet, sem dúvida, mexeu com muitos campos sociais. Entre eles, um especial é o campo profissional, não apenas no que tange aos meios de produção ou às ações, mas também à relação interpessoal entre gestores e colaboradores dentro do local de trabalho. 
No passado, os gestores detinham a autoridade e diziam aos seus comandados o que precisava ser feito. Com a velocidade da internet e a globalização, na qual inúmeras decisões cruciais devem ser tomadas em poucos minutos, a necessidade de delegar passou a ser primordial para o bom andamento da empresa e a boa comunicação oral, instrumento de grande valia aos líderes. 
 
Peter Drucker – escritor, professor e consultor austríaco, considerado pai da administração moderna – disse certa vez que “o líder do passado era uma pessoa que sabia dizer.
 
O líder do futuro é uma pessoa que sabe perguntar”. Entre esses dois, temos o líder do presente, que tem como desafio saber o que, quando e como falar e, ao mesmo tempo, gerar e manter um grupo de colaboradores pensantes ao seu redor, fazendo-lhes perguntas que os desenvolva a refletir e pensar em ações e soluções.
 
Um dos primeiros erros cometidos por quem quer aprimorar a comunicação empresarial diz respeito ao momento e a maneira de elogiar a sua equipe. Primeiramente, é importante salientar que nem só de elogios vive uma equipe motivada, mas de claros, transparentes, constantes e educados feedbacks. É importante que o líder diga sempre o concreto, o real, o fato. No caso de algum colaborador ficar quieto em uma reunião, por exemplo, deve ser dito qual era a postura esperada e questioná-lo o que ele pode fazer para melhorar o desempenho.
 
No que tange ao modo de se fazer um elogio, esperar que algo extraordinário aconteça ou elogiar em demasia pode não trazer os efeitos esperados.
 
Na verdade, o gestor deve se colocar no lugar do colaborador, valorizar o esforço que este fez para atingir determinado resultado e lembrar que o liderado está em desenvolvimento e que possui experiência menor que a do líder.
 
Outro equívoco cometido com frequência é valorizar objetos e acontecimentos ao invés do profissional.
 
Assim, no lugar de dizer que a reunião foi brilhante, é mais saudável dizer que a pessoa conduziu a reunião de maneira brilhante e tratou de todos os temas acordados; o relatório ou manual também não está sem erros, mas que o responsável desenvolveu o relatório com dados completos e que refletem a realidade do mercado, por exemplo.
 
Por fim, é importante que o líder mantenha um respeito por si próprio, ou seja, que possa valorizar e potencializar o que ele tem de melhor dentro de si, compartilhando esses valores com sua equipe e preparando novos líderes para sua sucessão na empresa.
 
Afinal, se a empresa não está gerando novos líderes, pensantes, qual o futuro que se pode esperar?
 
Mariella Gallo - fundadora da empresa Coach Mariella Gallo

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