sábado, 10 de agosto de 2013

Mudança de Hábitos

Por Maico Sullivan, especialista em finanças | @sullivanmaico
 
 
Quem já fez ou está fazendo uma dieta vai me entender. Não quero falar de padrão de beleza ou coisa do gênero, mas sim de bem estar, qualidade de vida e mudanças de hábitos. Uma dieta normalmente começa quando a pessoa cai na realidade de que passou dos limites. Nessas horas, o desespero por estar acima do peso faz com que a mesma fuja da realidade. Por conta do desespero, começam os regimes milagrosos. É só procurar no Google e pronto, milhares de receitas infalíveis para se perder peso.
 
Depois de escolher a receita certa vem à próxima etapa, o corte radical de alimentos. Nada de doce, nada de carboidratos, e assim vai. Junto com o corte radical, vem a necessidade compulsiva de se pesar todos os dias. Cada grama é controlada para que se possa identificar a evolução do plano de ação. Duas, três, quatro semanas e o resultado é irrisório. O esforço é tremendo, o resultado não é significativo. A pessoa se deprime e se acaba em uma caixa de bombons ou em um pote de sorvete.
Em nenhum momento passa pela cabeça da pessoa em procurar ajuda especializada, consultar com um nutricionista, fazer exames médicos, acompanhamento de um personal trainer… Nem mesmo objetivos claros e metas específicas são elaboradas para que se possa planejar e controlar a missão de perder peso.
 
Alguma semelhança pode ser vista com o planejamento financeiro pessoal? Auxilio de profissionais, objetivos, metas, planejamento… Tudo se encaixa.
 
A questão está nos seus hábitos
 
Seja uma dieta ou a gestão do seu dinheiro, ambas irão mexer na forma como você vive. Você vai acabar deixando de comer o que gosta, ou de comprar alguma coisa para gerenciar seus gastos ou seu peso. A questão está em não ser radical. Como disse no último texto aqui, radicalizar pode ser um atalho para a desistência.
 
O segredo está sempre, sempre, no planejamento. Não importa se você quer economizar 2 mil ou 500 mil, se quer perder 2 ou 20 Kg. Apenas planejando sua rotina, elaborando objetivos palpáveis, metas possíveis de alcançar e um plano de ação bem coordenado será possível adaptar seus hábitos aos poucos, sem gerar impactos negativos com a mudança, sem estresse e sem desistências.
 
Como diria Sun Tzu, “com muitos cálculos se ganha a batalha. Com poucos cálculos se perde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário