A fabricante suíça e chocolates Lindt inaugurou nesta
sexta-feira sua primeira loja própria no Brasil, em associação com o grupo CRM,
proprietário da Kopenhagen. A marca chega para pegar carona no crescente
mercado de chocolaterias no país. Segundo a Abicab, associação que reúne os
fabricantes brasileiros do produto, o setor cresce 20% ao ano. Segundo a
vice-presidente do grupo CRM, Renata Moraes, a empresa distribuirá bombons
grátis durante os primeiros três dias de funcionamento para convencer a
clientela a experimentar a marca. A executiva afirma que se trata de uma
"tradição" das aberturas de lojas da Lindt.
Embora a empresa não forneça detalhes de longo prazo para a
marca no país, Renata adianta que a expansão será feita de forma paulatina.
Além da unidade de "estreia" no Shopping Pátio Higienópolis, em São
Paulo, outra loja deve ser inaugurada na primeira quinzena de agosto, no
Shopping Morumbi, também na capital. Mais duas inaugurações estão previstas até
o fim de 2014.
O mercado de chocolates no Brasil cresceu junto com a renda
do brasileiro nos últimos dez anos. Dentro da tendência de sofisticação do
consumo, o brasileiro trocou doces mais baratos - como balas e confeitos -
pelos chocolates. Entre 2004 e 2012, segundo a Abicab, a fatia do produto no
mercado de doces saltou de 40% para 54%. Dados da Nielsen mostram que o mercado
segue crescendo bem acima do Produto Interno Bruto (PIB) e corroboram a ideia
de que o brasileiro está experimentando marcas mais caras. Em 2013, o volume de
vendas de chocolates cresceu 3,4%, mas a receita subiu quase 11%, chegando
perto de 5,1 bilhões de reais.
As chocolaterias crescem ainda mais rápido, diz o diretor de
chocolates premium da Abicab, Caio Tomazeli. "O mercado de chocolaterias
cresce cerca de 20%, o dobro da média do setor", afirma. Atualmente,
segundo ele, são aproximadamente 3,5 mil unidades em funcionamento no Brasil.
Tomazeli diz que a popularização das chocolaterias se consolidou com a expansão
da Cacau Show, líder em número de lojas e faturamento. A empresa tem atualmente
1,6 mil unidades e prevê faturar 2,4 bilhões de reais em 2014. O grupo CRM tem
850 lojas (520 da bandeira Chocolates Brasil Cacau e 330 da Kopenhagen) e prevê
receita de 1 bilhão de reais este ano. As duas empresas projetam expansão acima
de 20% em relação a 2013, apesar do cenário econômico difícil.
Veja São Paulo – Economia – São Paulo/SP –
25.07.2014
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