segunda-feira, 28 de julho de 2014

Renner fica mais eficiente e venda sobe

Valor Econômico – Empresas – São Paulo/SP – 23.07.2014
A desconfiança dos consumidores com o ritmo da economia e o esperado impacto negativo da Copa sobre o varejo não atrapalharam a varejista de moda Renner, que fechou o segundo trimestre com aumento de 20,9% no lucro líquido, para R$ 118,5 milhões. A receita líquida avançou 18,3%, para R$ 1,25 bilhão.
O faturamento apenas com a venda de mercadorias subiu 17,3% sobre igual período de 2013, para R$ 1,11 bilhão, e a receita com produtos e serviços financeiros somou R$ 143,6 milhões. O lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações total (Ebitda) avançou 22,9%, para R$ 248,1 milhões.
As vendas no conceito 'mesmas lojas' (sem considerar lojas abertas em menos de um ano) avançaram 10%. O diretor financeiro e de relações com investidores da Renner, Laurence Beltrão Gomes, disse que "o ponto mais importante" foi a coleção outono-inverno. Houve maior eficiência no abastecimento das lojas e na gestão de estoques. O novo centro de distribuição automatizado no Rio de Janeiro, por onde já transitam cerca de 30% das mercadorias vendidas pela empresa, ajudou no resultado.
Conforme o executivo, com exceção do Dia dos Namorados, em 12 de junho, quando o Brasil estreou na Copa contra a Croácia, as vendas nas datas de jogos da seleção nacional ficaram abaixo do esperado. Em compensação, nos dias das demais partidas o movimento ficou acima do previsto. O frio de maio ajudou, embora o clima em abril e junho não foi tão favorável.
O resultado dos serviços financeiros cresceu 27,3% no trimestre, para R$ 52,4 milhões. Houve crescimento da base de cartões da Renner em parceria com as operadoras Visa e Mastercard, que já somam 1,8 milhão de plásticos emitidos, e das receitas oriundas das vendas parceladas e dos empréstimos pessoais.
As perdas líquidas de recuperações nos serviços financeiros ficaram em R$ 54,1 milhões, com alta de 45,8% sobre o segundo trimestre de 2013. Segundo Gomes, porém, 80% da evolução correspondem a provisões feitas pela companhia em função do aumento do volume de vendas.
No acumulado do semestre, a receita líquida de vendas de mercadorias da Renner cresceu 15%, para R$ 1,926 bilhão, enquanto o lucro líquido avançou 41,6%, para R$ 169,4 milhões. Mesmo assim, devido à cautela ante a incerteza do cenário macroeconômico, Gomes evita euforias e segue projetando, em termos de crescimento e resultado para 2014, um desempenho "muito semelhante" ao do ano passado, quando a receita líquida subiu 13,1% e o lucro, 14,6%.
Os investimentos no trimestre avançaram 76,3% sobre o mesmo período de 2013, para R$ 116 milhões, e chegaram a R$ 193,4 milhões no semestre (alta de 88,5%). Segundo Gomes, a projeção de R$ 532 milhões em aportes para o acumulado do ano está mantida, assim como as previsões de aberturas de novas lojas das bandeiras Renner e Camicado, de utilidades domésticas. A projeção de inaugurações da Youcom foi revista de "até 15" para dez ou 12 devido à necessidade de testes e ajustes na nova rede de moda jovem.
No segundo trimestre foram abertas dez lojas Renner, que já somam onze inaugurações no semestre e fecharão o ano com 25 a 30 unidades além das 217 em operação no fim de 2013. Já a Camicado ganhou sete novos pontos de abril a junho e nove no acumulado dos seis meses, enquanto a projeção para todo o ano é de 12 novas unidades. A rede tinha 46 pontos no fim de 2013. A Youcom, que contava com 15 lojas em 2013, já abriu cinco neste ano, todas no segundo trimestre.
Segundo Gomes, dos investimentos previstos para este ano, R$ 86 milhões irão para o novo centro de distribuição de São José, na região metropolitana de Florianópolis (SC), que ficará pronto no fim deste ano. A unidade será automatizada como a do Rio e em 2015 vai operar em conjunto com o centro de distribuição na cidade vizinha de Palhoça, até substituí-la em 2016. A partir daí, com os dois centros 100% automatizados operando a pleno, a Renner espera obter mais eficiência logística, com redução significativa da falta ou sobras de produtos nas lojas.
Para 2015, a varejista também prepara a entrada da rede Camicado no Nordeste do país, onde a bandeira Renner já tem 32 pontos de venda. Já há negociações para a instalação de lojas em alguns shoppings e o mais provável é que o ingresso ocorra por Fortaleza (CE). Por enquanto a Camicado está presente no Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país.

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