Enfrentei muitas crises nos meus 30 anos de RH,mas sem sobra de dúvidas essa crise é bem diferente, ela “pegou” profissionais com 10,15,20 anos de empresa, que foram “lançados” na guerra pela recolocação sem conhecimento de como buscar um novo emprego no mundo dos sites e motores de busca.
Percebi neste último ano, muita desconfiança com relação aos sites de emprego, dúvidas, por exemplo, se as vagas realmente existem, se é válido “pagar” pelo serviço, já posso adiantar que em virtude da proliferação de sites de emprego nos últimos meses algumas queixas são pertinentes.
Vamos aos pontos que interessam, vou colocar aqui a “minha experiência” com relação aos dois principais sites de emprego do mercado, do ponto de vista como selecionador e como candidato.
Brasil Online Holdings Coöperatief UA, sediada no Brasil opera os sites de recrutamento de empregos, Catho Online e Manager Online. A partir de 1º de junho de 2012, a Brasil Online Holdings Coöperatief UA atua como subsidiária da SEEK Limited.
A Catho é a mais conhecida, para captar vagas possuí um telemarketing ativo, eles telefonam para as empresas anunciarem no site pois precisam de vagas para atrair clientes. As vagas captadas pela Catho são reais, são auditadas, como selecionador constantemente recebia o contato da Catho para “atualizar” minhas vagas.
Ocorre que embora anunciando vagas na Catho, eu não utilizava a Catho como veículo principal para selecionar candidatos para minhas vagas, utilizava meu “banco” de currículos, candidatos captados por divulgação na intranet da empresa e o trabalhe conosco. Principalmente pelo fato de ter que “pagar” a busca de candidatos na base da Catho, eu só verificava o retorno do anúncio se não obtivesse sucesso por outros meios.
A Catho é um site confiável, por conta da crise o retorno pode ser demorado para o candidato, mas possuí ferramentas interessantes como o “cadastro catho” onde o candidato pode enviar 40 e-mails por dia direto para o selecionador, cursos gratuitos on-line, dicas sobre carreira e também a ferramenta “por dentro da empresa” que serve para o candidato saber como a empresa é avaliada pelos seus empregados e ex-empregados.
O site Vagas.com não cobra do candidato, eles cobram somente das empresas, a maioria das empresas “hospeda” o seu trabalhe conosco no Vagas.com, esse é o maior foco de negócio do Vagas.com, oferecer soluções de recrutamento para as empresas, como as empresas pagam pelo Vagas e hospedam seu trabalhe conosco, embora anunciando em outros sites a base para recrutamento é Vagas.com.
O site Vagas.com oferece a vantagem de não cobrar do candidato, mas por outro lado não oferece tantos serviços, o mais interessante é o mini relatório e-talent um teste de perfil bem interessante, um ponto que merece atenção é que pelo fato de não cobrar do candidato a concorrência por vaga é enorme e com a crise digo que é bem difícil aparecer na primeira página do filtro do selecionador e convenhamos estar na página 3 (três) de um filtro de busca é como estar no oceano perdido sem sinalizador, sua chance de ser encontrado é remota.
Existem outros sites tais como:
Infojobs, que cobra das empresas e dos candidatos, eu considero um site mais voltado para vagas operacionais.
Indeed, que é uma espécie de “consolidador de vagas”, eles divulgam vagas de vários sites, mas a empresa e candidato podem utilizar diretamente o Indeed, porém, o site não se responsabiliza por nada do que é anunciado.
Empregos, Emprego Certo, Curriculum e Manager, são sites que eu utilizei muito pouco e não tenho como avaliar, mais sei que eles anunciam vagas de outros sites, existe uma espécie de compartilhamento comercial de vagas, por isso que você encontra a mesma vaga em diversos sites.
Com a crise surgiram sites que eu NUNCA utilizei, tais como Be Bee, buscojobs, percebi que algumas vagas anunciadas são captadas e redirecionadas para tais sites, fato um tanto estranho e que gera muita dúvida em relação a veracidade das vagas, como desconheço a origem dos sites mencionados, não posso emitir opinião, mas sinceramente eu não encaminharia meu currículo através desses sites.
É importante entender um pouco a sistemática dos sites,por exemplo,você pode atribuir sua candidatura para uma vaga real no site X , porém, o site não é utilizado pelo selecionador que por questões internas ou pessoais utiliza o site Y, a vaga é real em ambos sites, mas sua candidatura no site X é invisível porque o selecionador na sua rotina utiliza o site Y, é fácil observar quando isso acontece, o selecionador fecha a vaga no site de preferência, no caso Y e retira a vaga do ar, como ele quase não utiliza os outros sites X a vaga fica aberta por muito tempo até alguém reclamar ou o selecionador observar, o candidato que utilizou o site X e percebe a vaga muito tempo aberta ,entra em contato com a empresa recebe a notícia que a vaga já foi fechada, criando a impressão que se tratava de uma vaga “fake”.
Em todos os sites o selecionador utiliza ferramentas de busca através de palavras chave e aplica filtros, a aplicação de filtro numa pergunta cuja resposta deve ser “sim” ou “não” já elimina o candidato antes do envio, por não atender ao perfil definido para a vaga.
Ter um currículo bem elaborado, com as palavras chave aderentes ao perfil da vaga são de suma importância, tal como cadastrar corretamente seus dados no site e manter os seus dados atualizados. Agora uma dica importante facilite a vida do selecionador, se você está procurando emprego atenda o celular, abra seu e-mail mais de uma vez durante o dia e compareça aos processos seletivos nem que seja para “treinar” entrevista, ao sair envie um e-mail ao selecionador, é importante ser lembrado.
Boa sorte!!!
Fonte:https://www.linkedin.com/pulse/o-que-voc%C3%AA-precisa-saber-sobre-os-sites-de-emprego-jonas-branco?trk=hp-feed-article-title-ppl-follow
Nenhum comentário:
Postar um comentário