segunda-feira, 3 de junho de 2013

Quer ser promovido? Aprenda a se comunicar

 
Depois de trabalhar cinco anos como diretor regional de uma grande seguradora de saúde em Oakland, na Califórnia, Daniel Eddleman se sentia pronto para subir na hierarquia da empresa. Ele então encontrou um mentor dentro da companhia, que concordou que seu desempenho e capacidade de liderança justificavam uma promoção.
 
Mas ele precisaria melhorar algumas habilidades de relacionamento interpessoal para conquistar o emprego. "É um ambiente em que pode se tornar difícil você ser notado porque a empresa é muito grande", disse Eddleman, que contratou um preparador de executivos (o chamado "coach") que o ajudou a identificar e melhorar em três áreas: a capacidade de se autoavaliar, administrar emoções e se gabar.
 
"Descobri que posso, às vezes, ser muito impetuoso. Aprendi a esperar um pouco para ter tempo de tomar uma decisão com tranquilidade. Também aprendi a falar sobre minhas próprias realizações para as pessoas certas numa conversa, algo que nunca fiz com facilidade", diz Eddleman, que acabou sendo promovido a vice-presidente.
 
A maioria das pessoas tem dificuldade para se autoavaliar, uma habilidade fundamental para ser bem-sucedido, diz Peggy Klaus, especialista americana em preparar executivos e autora de "Brag! The Art of Tooting Your Own Horn Without Blowing It" (que, em português, seria algo como "Gabe-se! A arte de promover a si mesmo sem exagerar").
 
"Não é fácil se olhar no espelho e ser absolutamente honesto", diz ela. "E é duro para as outras pessoas dizer verdades desagradáveis. Mas você precisa incentivar as pessoas a dar opiniões honestas a seu respeito [...] que poderão ajudá-lo a ter uma perspectiva mais objetiva sobre de que forma atuar.
Embora habilidades técnicas (chamadas em inglês de "hard skills", ou "habilidades duras"), como vendas e conhecimentos de software, possam ajudar você a conseguir um emprego, mais empresas estão exigindo que os candidatos também tenham habilidades interpessoais (chamadas em inglês de "soft skills", ou "habilidades suaves"), conclui um estudo da Milennial Branding, uma consultoria de Boston.
 
Habilidades interpessoais referem-se a aptidões e posturas, como ser um bom ouvinte e saber se comunicar, que afetam como as pessoas o percebem no ambiente de trabalho e influenciam significativamente as relações profissionais. Felizmente, estas habilidades podem ser aprendidas ou melhoradas no seu próprio tempo, a partir das avaliações dos colegas.
 
Eis aqui algumas habilidades do dia-a-dia que podem ter um papel decisivo na hora de ser ou não promovido, contratado ou até mesmo demitido.
 
• Compile duas listas para usar como guia de ação. A primeira deve relacionar o que você faz bem e a segunda as coisas em que os outros dizem que você tem que melhorar, diz Gabriela Cora, uma preparadora de executivos de Miami. "Você tem que estar aberto para as respostas e disposto a trabalhar nesses pontos. E não pergunte somente às pessoas com quem você se dá bem. Pergunte a algumas com quem você compete ou vive discordando."
 
• Aprenda a controlar suas emoções, assim você verá uma melhora instantânea nas suas relações de trabalho. Descubra aquilo que deflagra essas emoções para poder prevenir e evitar possíveis precipitações ou respostas constrangedoras para chefes ou colegas. Explosões emocionais não são bem vistas na maioria das empresas. Por isso, você deve evitar participar de reuniões ou ir trabalhar quando se sentir emocionalmente sobrecarregado.
 
• Conheça seus limites. Isso pode não só preservar a sua saúde e física e mental, mas pode impedir que você passe dos limites e cometa erros que possam prejudicar sua carreira. Se você pode lidar apenas com cinco ou sete tarefas de uma vez, por exemplo, você precisa discutir isso com o seu chefe, diz Klaus, que tinha um cliente que trabalhava em dois empregos e acabou no hospital por causa do estresse e do excesso de trabalho.
 
"Seu gerente pode nem saber o quanto você está atolado de trabalho se você continua aceitando mais tarefas sem reclamar", diz ela. "Você tem que deixar bem claro o que tem para fazer, do quanto mais você pode dar conta e priorizar o que tem que ser feito com mais urgência."
 
A maioria das pessoas não se sente à vontade para se autopromover. Mas trabalho duro nem sempre é notado sem um pouco de ajuda. Há muitos funcionários medíocres que são promovidos porque são bons em mostrar aos seus gerentes o quanto trabalham bem, diz Klaus. "Você simplesmente quer que outras pessoas saibam quem você é e o que você tem realizado de uma forma muito sutil e delicada."
 
Por exemplo, não faça só alarde, mas conte uma história que enquadre suas realizações numa narrativa interessante.
The Wall Street Journal
 

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