sábado, 14 de setembro de 2013

5 Dicas Para Elaborar Um Orçamento Eficiente

 
1 - Envolva as pessoas: um dos pontos mais importantes ao realizar um orçamento empresarial é envolver todas as pessoas que responderão por ele. Este procedimento é conhecido como orçamento participativo, orçamento descentralizado ou orçamento colaborativo. São inúmeros os motivos para que sua empresa faça isso, mas citando apenas dois: primeiro que a diretoria sozinha não tem como saber as reais necessidades de recursos e capacidades de entregar valor de cada área. E segundo, que é muito mais provável conseguir o engajamento de seus gestores em um plano definido por eles do que por um orçamento imposto.

2- Seja conciso: todos sabemos que quanto maior o nível de detalhamento da informação, melhor o embasamento para a tomada de decisão. Porém é necessário tomar cuidado para não exagerar no detalhamento e tornar hércula a tarefa de orçar para seus gestores. Se a sua empresa possui, por exemplo, uma cadeia de vendas muito ramificada ou uma linha de produtos muito diversificada, pode ser difícil para seus vendedores realizar a estimativa de vendas com tamanho detalhamento, principalmente se a sua empresa depender de fatores externos como moda ou clima por exemplo. Busque encontrar o equilíbrio entre detalhamento suficiente para análise e praticidade para realização do orçamento.

3 - Tenha premissas claras e definidas: deixe bem claro para seus gestores quais são as orientações e limitações do orçamento. Isto ajuda o trabalho deles na hora de planejar e evita que sejam necessárias as famosas rodadas de revisão orçamentária, porque o resultado orçado não ficou viável.

4 - Crie cenários e faça simulações: o orçamento, como já vimos antes, é uma ferramenta bastante útil e eficiente, e em nada tem a ver com adivinhação. Ainda assim, não é possível conhecer todas as variáveis externas para ter um orçamento 100% preciso. Portanto, faça cenários baseados nas principais premissas de seu negócio e tenha planos alternativos caso um destes cenários se realize. Se a sua empresa é, por exemplo, uma indústria que exporta ou então utiliza matéria-prima importada, faça simulações e crie cenários com diferentes variações cambiais. Se o caso for de uma empresa de serviços que tenha a maior parcela das despesas baseada em pessoas, faça simulações de folha de pagamento utilizando por exemplo salários fixos ou variáveis. Simule e tenha planos prontos.

5 - Vincule o orçamento ao plano estratégico: a exemplo do planejamento orçamentário, o planejamento estratégico é uma ferramenta poderosíssima e de extrema importância na organização. Mas de nada adianta se essas duas ferramentas não se conversarem. Os objetivos e metas criados no plano estratégico devem perfeitamente estar alinhados com a capacidade econômica da organização que planejada em seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário