sábado, 28 de setembro de 2013

Pontualidade x Produtividade

 
Queria entender como vocês gestores, executivos, colaboradores, funcionários etc. entendem a relação de pontualidade x produtividade. Quando falo aqui de pontualidade, estou me referindo à quantidade de horas trabalhadas.

Vejo muitas empresas preocupadas com controles excessivos do quanto (horas, minutos e segundos) seus funcionários "trabalham", implantando ferramentas de controle de ponto eletrônico para a chegada e saída no trabalho; horário de almoço; catracas e portas eletrônicas que bloqueiam o acesso ao longo do dia para impedir que o funcionário saia durante o expediente; além de restrição de programas e páginas na internet no seu computador, senhas disso e daquilo, câmeras que são muito menos para segurança do que para o controle dos colaboradores, enfim, não se pode "perder tempo".

Até que ponto a quantidade de horas em que estamos sentados na frente de um computador é entregar resultados? Até que ponto fechar-se nesse "mundo corporativo" é maximizar resultados para a empresa? Será que é assim que conseguiremos ser mais produtivos?

Lembrei-me do filme de Charles Chaplin, "Tempos Modernos", não que as atuais empresas estejam buscando funcionários voltados à repetição e otimização de movimentos - Taylorismo, ou funcionários limitados e específicos para uma função, até porque agora exige-se colaboradores multitarefas, com visão abrangente, repletos de competências e qualificações. Minha referência ao filme aqui se dá porque acho que algumas empresas ficaram presas ao "tempo" e simplesmente não acompanharam os movimentos de um mundo globalizado, conectado e "moderno".

E aí? Vamos ser pontuais ou produtivos?

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