sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A importância dos sinais - Pearl Harbor

               
Na manhã de 7 de dezembro de 1941, o comandante do destróier USS Ward ouviu o som abafado de explosões procedentes de Pearl Harbor, no continente.
 
Mais cedo, esse comandante havia lançado cargas de profundidade contra um submarino inimigo que avançava em direção ao porto, pouco antes dele conseguir emergir, e pensva tê-lo afundado.
 
Mas quando o comandante ouviu as explosões abafadas, no seu roteiro de retorno ao porto, voltou-se para o seu subcomandante e falou: "Acho que eles estão abrindo com dinamite a nova estrada de Pearl Harbor a Honolulu".
 
Apesar do incomum encontro que tivera com um submarino estrangeiro naquela manhã, ele tratou de explicar os sons das explosões a partir de sua menteconcentrada em tempos de paz, deixando assim de reconhecer os primeiros sinais de hostilidades entre os estados unidos e o Japão.
 
Sua mentalidade estava de tal forma condicionada pelos tempos de paz que ele conseguiu desviar os sons das explosões em direção a um contexto de abertura de estrada, sem reconhecer que na verdade procediam de bombardeios desfechados pelos aviões japoneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário