sexta-feira, 20 de setembro de 2013

DELEGAR É PRECISO- O EXEMPLO DO ALMIRANTE NELSON

                

Estrategistas, corajosos, carismáticos, os grandes guerreiros deixaram sua marca na História, conduzindo exércitos, defendendo (ou combatendo) governantes, alterando o mapa político.

O maior guerreiro do mar de todos os tempos, o britânico almirante Nelson é conhecido pela derrota monumental que impingiu a Napoleão Bonaparte.

As táticas e estratégias utilizadas por esse marinheiro genial, capaz de decisões rápidas e eficientes no comando de uma esquadra se pautavam muito na delegação.

 Ele serve de inspiração para a verdadeira liderança.

 Ele muitas vezes agia contra as instruções recebidas dos seus superiores e mesmo assim obtinha sucesso. Num tempo em que os conceitos de liderança ainda eram desconhecidos, Nelson promovia a idéia de “Band of Brothers”. Ele discutia questões táticas com seus subordinados, ao invés de simplesmente dar ordens.

Embora a disciplina tradicional fosse empregada nos seus navios, Nelson ganhou o entusiasmo de suas tripulações, a maioria forçada a servir no mar, por causa de suas vitórias e das boas condições providas aos seus marinheiros.

Todos, do almirante ao marinheiro, conheciam seu plano, serviam à causa e cumpriam seu dever.

Promoveu a habilidade de seus oficiais em tomar decisões sincronizadas no calor da batalha, sem se comunicar diretamente. Isso foi possível porque Nelson treinou-os pessoalmente, até o ponto em que cada um sabia como o almirante agiria em seu lugar

A fórmula : ao deixar claro seus princípios estratégicos e de tomada de decisão, Nelson criou uma força mais ágil e adaptável , mesmo sendo numericamente inferior aos inimigos.

Um exemplo e tanto para os líderes de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário